Ronco e Apnéia do sono

O ronco é o sintoma mais evidente da Síndrome da Apnéia do Sono. Trata-se de condição que acomete até 32% da população. O diagnóstico necessita da avalição da via aérea superior feita por um médico Otorrino.

Obstrução Nasal

A obstrução nasal e respiração oral de suplência têm sérias consequências para o paciente como alterações do desenvolvimento do esqueleto facial e de fala em crianças, roncos e apnéia do sono em adultos, além de perda do olfato.

Surdez e Implante Coclear

A tecnologia aliada e conceitos da ciência moderna nos têm permitido a reabilitação cada vez mais eficaz de pacientes com deficiências auditivas. Pacientes com surdez profunda que não se beneficiam de aparelhos convencionais, podem ser reabilitados com Implante Coclear.

Labirintopatia

Esses distúrbios se manifestam com tonturas das mais variadas formas, desequilíbrio ao andar, às vezes zumbido e até perdas auditivas. Uma adequada avaliação já nos primeiros sintomas, e não protelar, é sempre desejável.

Alergia Respiratória

As alergias respiratórias que manifestam-se em grande parte das vezes como rinites, também são área de atuação do Otorrino.

Rinoplastia e Otoplastia

Correção estética e funcional do nariz e orelhas. A Rinoplastia com septoplastia e abordagem funcional promove um nariz harmônico com uma ótima respiração nasal.

Influência dos corticosteroides no prognóstico auditivo da perda auditiva neurossensorial súbita idiopática

Abstract


Introduction

Idiopathic Sudden Sensorineural Hearing Loss (ISSHL) is defined when a loss of at least 30 dB occurs in over 3 continuous frequencies, in up to 72 hours, of which etiology is not established, despite adequate investigation. Different types of treatment regimens have been proposed, but only glucocorticoids have shown some evidence of benefit in the literature.


Objective

To analyze whether the type of treatment or time of treatment with glucocorticoids have any influence on hearing recovery in ISSHL.


Methods

Observational retrospective cohort study. One hundred twenty-seven patients with ISSHL, treated at outpatient clinics between the years 2000 and 2010, were studied. We evaluated the prognostic correlation of the type of treatment and time to treatment with glucocorticoids and ISSHL.


Results

The absolute hearing gain and the relative hearing gain was as follows: 23.6 dB and 37.2%. Complete recovery was observed in 15.7% of patients, significant recovery in 27.6% and recovery in 57.5%.


Conclusion

In this study, there was no difference between the use and nonuse of glucocorti- coids in hearing improvement. However, when started within seven days after onset, the use of glucocorticoids was a factor of better prognosis.


Resumo


Introdução

A perda auditiva neurossensorial súbita idiopática (PANSSI) é definida pela queda dos limiares auditivos tonais de, pelo menos, 30 dB em três frequências contíguas em até 72 horas e apesar de uma investigação apropriada, a etiologia da lesão não é encontrada. Diversos tipos de tratamentos já foram idealizados para a PANSSI, no entanto, os corticosteroides são os que encontram as melhores evidências de efetividade na literatura.


Objetivo

Avaliar se o tipo de tratamento e o tempo de demora em iniciar o tratamento com corticosteroides têm correlação com a melhora dos limiares auditivos na PANSSI.


Método

Estudo de coorte retrospectivo observacional. Foram avaliados 127 pacientes com PANSSI provenientes do ambulatório entre os anos de 2000 e 2010. Foi avaliada a correlação prognóstica do tipo de tratamento e tempo de demora para o início de tratamento e a PANSSI.


Resultado

As taxas de recuperação absoluta e relativa foram 23,6 dB e 37,2% respectiva- mente. Apresentaram melhora completa 15,7% dos pacientes, 27,6% apresentaram melhora significativa e 57,5% melhora.


Conclusão

Neste estudo, não houve diferença entre o uso ou não de corticosteroide na melhora audi- tiva. Contudo, quando iniciado até sete dias, o uso de corticosteroide foi fator de melhor prognóstico.


Confira o artigo na íntegra em:
http://www.bjorl.org.br/en/glucocorticoid-influence-on-prognosis-idiopathic/articulo-resumen/S1808869414000147/

0
0
0
s2smodern

Clínica Bogaz

Nosso objetivo é atendê-lo de forma personalizada e humanizada com grande qualidade técnica na especialidade de Otorrinolaringologia e suas áreas de atuação correlatas.

Redes Sociais

Localização

Endereço: Rua Turiassú, 591 – Conj. 64
Perdizes – SP
CEP: 05005-001
Telefone: (11) 3673-8573
Whatsapp: (11) 97588-4169