Ronco e Apnéia do sono

O ronco é o sintoma mais evidente da Síndrome da Apnéia do Sono. Trata-se de condição que acomete até 32% da população. O diagnóstico necessita da avalição da via aérea superior feita por um médico Otorrino.

Obstrução Nasal

A obstrução nasal e respiração oral de suplência têm sérias consequências para o paciente como alterações do desenvolvimento do esqueleto facial e de fala em crianças, roncos e apnéia do sono em adultos, além de perda do olfato.

Surdez e Implante Coclear

A tecnologia aliada e conceitos da ciência moderna nos têm permitido a reabilitação cada vez mais eficaz de pacientes com deficiências auditivas. Pacientes com surdez profunda que não se beneficiam de aparelhos convencionais, podem ser reabilitados com Implante Coclear.

Labirintopatia

Esses distúrbios se manifestam com tonturas das mais variadas formas, desequilíbrio ao andar, às vezes zumbido e até perdas auditivas. Uma adequada avaliação já nos primeiros sintomas, e não protelar, é sempre desejável.

Alergia Respiratória

As alergias respiratórias que manifestam-se em grande parte das vezes como rinites, também são área de atuação do Otorrino.

Rinoplastia e Otoplastia

Correção estética e funcional do nariz e orelhas. A Rinoplastia com septoplastia e abordagem funcional promove um nariz harmônico com uma ótima respiração nasal.

Como adaptar o sono nas viagens de férias?

Viajar para outros países, conhecer novas culturas, explorar a culinária local pode ser o desejo de viagem de muitas pessoas. Só que, na maioria das vezes, essa ida para outro país ou até mesmo outro continente pode trazer um desconforto muito conhecido como jet lag, uma condição decorrente da alteração do relógio biológico causada pela variação do fuso horário.

Dr. Eduardo Bogaz, otorrinolaringologista na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo explica melhor: “O corpo humano é sensível aos níveis de iluminação do sol através de um mecanismo chamado ritmo circadiano que controla a disposição para o sono e fome e, quando há uma alteração nesse ciclo, nosso relógio biológico fica desorientado causando alguns desconfortos”.

Os principais sintomas relacionados ao jet lag são: dificuldade de dormir no horário adequado, dor de cabeça, náuseas, irritabilidade, fraqueza, abatimento, queda da concentração e da capacidade cognitiva.

Ainda segundo Dr. Eduardo, todas as pessoas sofrem com a influência da mudança de fuso horário sobre o ritmo circadiano, mesmo aquelas que são acostumadas a viajar. Porém, o efeito dessa mudança sobre a habilidade e a capacidade de cada um é individual. 

Normalmente, para se adaptar ao novo horário, é preciso um dia inteiro para cada diferença de hora. Ou seja, se uma pessoa vai à França, por exemplo, serão necessários três dias para seu organismo se ambientar ao novo local. Além disso, quanto maior a diferença do fuso entre a origem e o destino da viagem, maiores serão os efeitos do jet lag.

Em geral, mudanças de três ou mais fusos já são capazes de causar esses desconfortos. Por isso, o otorrinolaringologista ensina algumas técnicas para se adaptar melhor a essas mudanças e se acostumar com o novo horário: 

- Se a viagem for curta, mantenha a rotina conforme o local de origem, já que o período de adaptação ao novo fuso coincidirá com o tempo de viagem, evitando assim o transtorno da readaptação na volta;

- Se ficar muito tempo no local de destino, inicie uma adaptação alguns dias antes da viagem, como dormir e comer de acordo com o horário local do lugar para onde vai; 

- Tente marcar o desembarque no local de destino no começo do dia;

- Evite ingerir álcool;

- Evite dormir durante o dia;

- Alimente-se de forma saudável e nos horários corretos. 

Fonte: http://www.admix.com.br/Blog/index.php?noticia=Como_adaptar_o_sono_nas_viagens_de_ferias_26_01_2016

0
0
0
s2smodern

Clínica Bogaz

Nosso objetivo é atendê-lo de forma personalizada e humanizada com grande qualidade técnica na especialidade de Otorrinolaringologia e suas áreas de atuação correlatas.

Redes Sociais

Localização

Endereço: Rua Turiassú, 591 – Conj. 64
Perdizes – SP
CEP: 05005-001
Telefone: (11) 3673-8573
Whatsapp: (11) 97588-4169